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AFINAL, DEVO MANTER OU ELIMINAR O AÇÚCAR?

O açúcar basicamente é uma carboidrato cristalino que mantém os alimentos doces. Há vários tipos de açúcar: glicose, frutose, lactose, maltose e sacarose.

Alguns destes açúcares, como a glicose, a frutose e a lactose, são originários das frutas, dos vegetais e de outros alimentos. Contudo, muitas comidas que consumimos apresentam adições de açúcar durante a produção, para aumentar o sabor.

As fontes mais comuns de açúcar são: refrigerantes, bolos, tortas, chocolate, sucos e sobremesas. Apenas um copo de refrigerante pode conter 7 colheres de sopa de açúcar, enquanto uma barra de chocolate contém 6 colheres de sopa.

O açúcar tem sido citado como contribuidor de diversos problemas de saúde. Em 2014, o jornal Open Heart, nos Estados Unidos, publicou estudo referente ao consumo de açúcar ser um dos responsáveis pela pressão alta, mais do que o sal. Em uma outra pesquisa, o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) mostrou que o consumo de açúcar pode provocar doenças cardiovasculares. Além disso, a adição de açúcar foi associada a obesidade.

Sua dieta

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que diariamente seja consumido 5% a 10% de açúcar. Esta é uma medida preventiva para controlar o ganho de peso e as cáries.

No entanto, cortar totalmente o açúcar da dieta é bem difícil, afinal, ele está nos ovos, nas castanhas, nas frutas e nos vegetais. Caso seja completamente eliminado da alimentação, haverá uma redução no consumo de diversos nutrientes e vitaminas, de forma a prejudicar a saúde, indica o bioquímico Leah Fitzsimmons, da University of Birmingham, no Reino Unido, em entrevista ao jornal The Daily Mail.

Muitas pessoas recorrem a adoçantes, no entanto, eles também podem ser prejudiciais à saúde. O estudo, publicado no jornal Nature, sugere que adoçantes artificiais, incluindo sacarina, sucralose e aspartame, estão relacionadas com a obesidade e a diabetes.

Além disso, o consumo a longo prazo de adoçantes artificiais está associado a altos níveis de glicose no sangue, a obesidade abdominal e aumento de peso. Ou seja, os adoçantes provocam os mesmos problemas que as pessoas desejam combater.

E o que fazer?

Ao ser consumido com moderação, o açúcar também ajuda a saúde. Ele é o responsável por nos dar energia para realizarmos as atividades diárias.

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