START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH

CHOCOLATE É BOM PARA A SAÚDE?

Doutor, o chocolate é mesmo bom para a saúde? E qual o melhor tipo?

Sim! O amargo de no mínimo 70% e desde que ingerido regularmente e até 30g por dia pode ser benéfico como antioxidante, como inibidor do apetite em excesso e como fonte de radicais flavonóides e de aminas estimulantes para a performance cerebral (feniletilamina e cafeína). No entanto, para pessoas com enxaqueca sensíveis a essas substâncias não é recomendável pois pode desencadear crises de dor de cabeça.

Qual a associação do chocolate à uma boa memória?

Qualquer estimulante cerebral usado em doses moderadas e quando temos disponíveis outros substratos (como o ômega 3 e 6) pode levar a melhor rendimento da memória. O estudo que sugeriu o chocolate para memória comparou pessoas que nunca o ingerem, pessoas que o ingeriram regularmente mas em quantidades mínimas, e pessoas que o fizeram regularmente em quantidades moderadas. Estas, tiveram melhor performance em tarefas que exigiram memória, mas questiono a real importância disso.

O chocolate funciona em casos específicos como estudar para uma prova ou memorizar algo importante? O quão eficiente é?

Não. Para essas tarefas é preciso ter o cérebro íntegro ou normal, ter disponível ômega 3 e 6 (salmão ou sardinha, por exemplo), ter um estimulante cerebral (cafeína do chocolate por exemplo) e ter noradrenalina disponível (um banho hiper gelado e súbito ou um grande susto). Na vigência de todos, a memória será prodigiosa no dia.

Em qual quantidade saudável de chocolate deve ser consumido? Em que forma (100% cacau, 70%, ao leite)?

Entre 20 a 30 gramas por dia, e chocolate de no mínimo 70% de cacau. Esqueça chocolate ao leite, branco, etc.

Comer e beber chocolate é bom desde que o chocolate seja verdadeiro e em quantidades regulares e moderadas. Os maias já ensinavam isso há centenas de anos.

About the Author:drogafarma