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PRESSÃO ALTA: O QUE COMER? ALIMENTOS RECOMENDADOS E NÃO.

Alimentos que devem ser evitados em caso de pressão alta

Um dos principais dilemas de quem sofre com pressão alta é saber evitar determinados alimentos que podem desencadear e agravar ainda mais essa condição.Muitas vezes nem se percebe, mas os sintomas surgem logo após o almoço, jantar ou outra refeição, justamente pelos elementos que foram consumidos. Em vias gerais, a pressão alta será desencadeada pela concentração de calorias e sódio presentes nos alimentos.

Atualmente, especialmente quando se trata de “cozinha rápida”, a maioria dos alimentos disponíveis possuem altas quantidades de sódio, ocasionando aumento drástico na pressão de quem os consome. Podemos citar os seguintes alimentos que devem ser evitados:

-Sal

Produtos enlatados como molhos de tomate, picles em conservas ou correlacionados. Evitar esses alimentos é necessário pois o sal (sódio) é seu principal elemento de conservação

-Açúcar

-Pizzas e lasanhas congeladas

-Temperos prontos de qualquer sabor (legumes, galinha, carne e etc.)

Como orientação geral, deve-se verificar a tabela de elementos do alimento que se deseja consumir. Caso o sódio seja uns dos primeiros itens listados (ou sal), deve ser evitado, pois isso significa altas quantidades.

Alimentos recomendados para a pressão alta

Há determinados alimentos que são capazes de controlar e até mesmo diminuir a pressão alta. Isso pode ser extremamente benéfico para quem sofre com pressão alta, pois terão efeitos complementares junto à medicação. Há, ainda, casos (após consulta médica) em que o paciente é capaz de diminuir a medicação tomada devido a uma alimentação saudável.

Basicamente, alguns elementos serão capazes de ajudar a diminuir a pressão, ou seja, controlar a pressão alta: fibras, magnésio e potássio. Estes elementos podem ser facilmente encontrados em vegetais e frutas que têm baixos índices de sódio. Podemos citar os seguintes alimentos recomendados para pressão alta:

Bananas: bananas são ricas em cálcio, potássio e magnésio. Aconselha-se uma banana ao acordar, uma pela tarde e outra após o jantar.

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